Questões sobre o determinismo

Considere o diálogo abaixo:

Aristófanes — Penso que nossas ações são determinadas e não temos realmente escolha. Iremos fazer aquilo que for determinado por uma série de causas, biológicas, econômicas e sociais etc.

Xenófanes — Não tenho como concordar com essa afirmação. Há uma série de fatos que mostram que as pessoas são livres. Por exemplo, conheço pessoas que nasceram em famílias pobres e violentas, mas nem por isso seguiram o mesmo caminho.

Sem fugir daquilo que defende o determinismo, como Aristófanes poderia responder?
É impossível que pessoas que nasceram em famílias violentas não sigam esse caminho, pois somos determinados pelo nosso passado.
A única forma de uma pessoa que cresceu em um ambiente violento não se tornar violenta é tendo uma série de genes a predispondo a comportamentos pacíficos.
Se uma pessoa acabou se tornando pacífica apesar de sua história, é porque era seu destino.
O determinismo não defende que as pessoas são determinadas pelo seu meio social totalmente, mas por um conjunto de causas de diferentes tipos.
O determinismo é uma teoria segundo a qual
Os seres humanos possuem responsabilidade.
As ações humanas estão determinadas pelas leis do país em que a pessoa vive.
Por vezes os seres humanos não têm escolha porque são obrigados a obedecer.
As ações humanas são determinadas por causas anteriores.

Suponha que Jussara roubou um mercado. Ela é uma pessoa adulta, tem suas faculdades mentais em perfeito funcionamento e faz essa ação perfeitamente consciente, sem estar sob efeito de drogas ou qualquer fator que possa impedir que seja capaz de pensar sobre seus atos.

Um determinista defenderia que Jussara
não poderia ter feito outra coisa, mesmo que outras causas, como ganhar na loteria na semana anterior, tivessem impactado seu comportamento.
foi condenada a fazer isso pela situação precária de vida em que se encontrava, pois estava desempregada e sem outra opção.
poderia ter feito outra coisa, mesmo que as causas que motivaram seu comportamento inicial se mantivessem as mesmas.
não poderia ter feito outra coisa, como roubar uma farmácia ou não roubar nada, caso as causas que a levaram a roubar o mercado se mantiverem as mesmas.

No século XIX, várias teorias deterministas ganharam destaque, influenciando áreas tão distintas quanto a literatura, a sociologia e a biologia. O determinismo biológico, por exemplo, afirmava que a raça e o gênero de uma pessoa determinavam sua personalidade e suas capacidades. Segundo essa perspectiva, uma mulher jamais seria capaz de exercer funções políticas, pois sua natureza a privaria das habilidades necessárias para tal. No entanto, essas teorias mostraram-se claramente equivocadas.

Considerando isso e o determinismo causal, tal como entendido no debate sobre livre-arbítrio, é correto afirmar que
o determinismo na filosofia afirma que a nacionalidade de uma pessoa determina completamente suas escolhas.
o determinismo na filosofia concorda com o determinismo biológico ao defender que a raça determina como o comportamento humano de forma significativa.
o determinismo na filosofia acredita que as únicas causas que determinam o comportamento humano são sociais e econômicas, tendo as causas biológicas papel secundário.
o determinismo na filosofia defende que todas as ações humanas são determinadas pela genética, e portanto ele é equivalente ao determinismo biológico do século XIX.
na filosofia, o determinismo defende apenas que as ações humanas são determinadas por causas, mas deixa em aberto a questão de saber quais são essas causas.

Uma das coisas que não devem ser confundidas quando falamos de liberdade e determinismo é a discussão metafísica (o ser humano possui livre-arbítrio?) com a questão política (somos livres no Brasil ou qual é o país em que a população goza de maior liberdade?).

Considerando esse aspecto, assinale qual das afirmações abaixo pode ser considerada uma defesa do livre-arbítrio?
A liberdade humana deve ser total, desde que não prejudique outras pessoas.
Todas as pessoas deveriam ser tratadas como iguais e ter o direito de fazer aquilo que preferem fazer.
Qualquer restrição sem motivo à liberdade humana é completamente injusta.
O Estado restringe a liberdade da população ao proibir que pessoas possam fazer discursos de ódio.
O homem é livre porque seu comportamento, pelo menos em algumas circunstâncias, não é determinado por causas.